sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Iansã


Arte criada com referência no ponto riscado (pemba) de Iansã
O design é composto por guia (fio de contas) escrevendo Iansã na bandeira nas cores e elementos que identificam a entidade.
Faz parte da coleção entidades e guias espirituais 2019.







Iansã é uma divindade cultuada na Umbanda e que recebe homenagens a cada 04 de dezembro, data essa em que é lembrada Santa Bárbara com a qual é sincretizada na Igreja Católica.
Iansã, Inhançã ou simplesmente Oyá é a orixá africana que comanda as tempestades, raios, trovões e ventos. Além disso, ela controla os espíritos dos mortos com um eruexim, que nada mais é do que um rabo de cavalo e um dos símbolos que a acompanham.
Uma das entidades mais guerreiras e esposa de Xangô, do qual recebeu esse nome que significa “a mãe do entardecer” ou então “a mãe do céu rosado”. Curiosamente, Iansã é saudada quando há uma trovoada, devido ao fato de que por ser uma das amantes mais apaixonadas de Xangô ele, por sua vez, não atingiria aqueles que por sinal se lembram de sua amada.
É por isso que muitas pessoas dizem “Epahey Oyá!” como forma de saudação respeitosa a bela e forte Iansã.
Os filhos de Iansã são facilmente reconhecidos, pois possuem temperamento explosivo e não gostam de ser contrariadas, independente se tem ou não razão sobre determinadas coisas.
Geralmente são alegres, mas quando questionadas podem se alterar e chegar a ser violentas, quando não agressivas. São leais, objetivas e enfrentam diversas situações com o peito aberto. Destacam-se pela grande garra e pela extrema franqueza, ainda que esta possa acabar lhe prejudicando nas relações sociais.
Por outro lado, as filhas de Oyá adoram ser paparicadas, mimadas e ganhar a atenção de todos. São ainda autoritárias, ciumentas e costumam agir de forma inesperada.
“Oh Iansã, Deusa guerreira! Defendei-nos das demandas, do negativismo e da inveja. Com a sua poderosa espada defendei a minha casa, meu trabalho e também os meus desejos. Peço-lhe, oh Iansã (faça o pedido) e espero pela sua misericórdia, oh Rainha dos Raios! Epahey Oyá!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alfavaca

https://www.redbubble.com/people/spencercunha/works/37589759-alfavaca?asc=u https://www.zazzle.com/collections/alfavaca-11962867112...