sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Cosme Damião Yansã


Arte criada com referência no ponto riscado (pemba) de Cosme Damião na irradiação de Yansã
O design é composto por guia (fio de contas) escrevendo Cosme Damião na bandeira nas cores e elementos que identificam a entidade.
Faz parte da coleção entidades e guias espirituais 2019.







Estamos falando do único orixá permanentemente duplo. Ibeji, o orixá formado por duas crianças gêmeas, é regente da linha das crianças, governa tudo referente as crianças até sua adolescência, e tudo que se inicia, desde a nascente de um rio ou o germinar das plantas.
Na mitologia africana são filhos de Xangô e Iansã. Para os iorubas não existe maior riqueza que os filhos, pois garantem a continuidade. Agora ser abençoado por gêmeos, significa boa estrela, sorte e prosperidade.
A palavra Ibeji em ioruba significa "gêmeos, duplo", enquanto que a palavra erê significa "brincadeira, diversão". Não confundir com criança que em ioruba se diz "omodé'.
Na África os deuses gêmeos tinham nome, sendo eles Taiwó e Kahinde.
Os orixás crianças representam a força da magia e estão associados a tudo que é duplo. Inclusive a eterna dualidade do mundo como bem e mal, amor e guerra, material e espiritual, são muito bem representadas por eles.
Assim como crianças que são, sua energia representa a ingenuidade, leveza, espontaneidade, atividade e respeito aos mais velhos. É a energia da inocência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alfavaca

https://www.redbubble.com/people/spencercunha/works/37589759-alfavaca?asc=u https://www.zazzle.com/collections/alfavaca-11962867112...