domingo, 27 de janeiro de 2019

Caboclo Tupinambá


Arte criada com referência no ponto riscado (pemba) do Caboclo Tupinambá
O design é composto por guia (fio de contas) escrevendo Caboclo Tupinambá  na bandeira nas cores e elementos que identificam a entidade.
Faz parte da coleção entidades e guias espirituais 2019.







Caboclo Tupinambá é um espírito singular que personifica bem o Orixá Oxóssi. De humor sereno e constante, é firme e combativo sem deixar de ser alegre e carinhoso. Sábio, paciente e carismático. Como ele mesmo diz, "Tupinambá é como o bambú: sabe se vergar e por isso não pode ser quebrado". 
 O termo tupinambá provavelmente significa "o mais antigo" ou "o primeiro", e se refere tanto a uma grande nação de índios, da qual faziam parte, dentre outros, os tamoios, os temiminós, os tupiniquins, os potiguara, os tabajaras, os caetés, os amoipiras, os tupinás (tupinaê), os aricobés e um grupo também chamado de tupinambá.

Os tupinambás como nação dominavam quase todo o litoral brasileiro e possuíam uma língua comum, que teve sua gramática organizada pelos jesuítas e passou a ser conhecida como o tupi antigo, constituindo-se na língua raiz da língua geral paulista e do nheengatu. Entretanto, normalmente, quando se fala em tupinambás, está-se a referir às tribos que fizeram parte da Confederação dos Tamoios, cujo objetivo era lutar contra os portugueses, também conhecidos como perós.

Apesar de terem raízes comuns, as diversas tribos que compunham a nação Tupinambá lutavam constantemente entre si, movidas por um intenso desejo de vingança que resultava sempre em guerras sangrentas em que os prisioneiros eram capturados para serem devorados em rituais antropofágicos.
Pelo motivo de os tupinambás tomarem quase todo território nacional podemos dizer que todos somos descendentes desses grandes guerreiros.
Na nossa Umbanda, quando começaram a chegar espiritos de Índios, um dos primeiros foi o Cacique Tupinambá, este logo formou a falange dos Caboclos Tupinambá, este cacique é chamado de rei dos índios pois era o que tinha mais poderes dentre eles, mitos contam que de sua união com a Cabocla Jurema nasceu o Caboclo Sete-Flechas comandante da linha de Oxossí, muitos médiuns que dão passagem para espíritos da falange do Cacique Tupinambá são filhos de Oxossí, mas é nítida a presença vibracional da corrente de ogum nestas entidades.
Caboclo Tupinambá: os caboclos desta linha são chefiados pelo Cacique Tupinambá, este foi o patrono e o primeiro índio a usar esta roupagem fluídica na Umbanda, por isso é o Rei dos Caboclos ou Rei da Mata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alfavaca

https://www.redbubble.com/people/spencercunha/works/37589759-alfavaca?asc=u https://www.zazzle.com/collections/alfavaca-11962867112...